Economia
Edição de domingo, 25 de outubro de 2009
Rede de farmácias Santa Fé caminha para a primeira década com 39 lojas distribuídas em cinco cidades potiguares
Filipe Mamede // filipemamede.rn@diariosassociados.com.br
Em menos de uma década, o empresário Rubens Guilherme Dantas transformou as seis farmácias que possuia na maior rede de drogarias do Rio Grande do Norte. A receita utilizada foram duas: trabalho e vontade de crescer.
Rubens Guilherme Dantas conta que o concurso para anjinho, mascote da empresa, deu grande projeção à marca Foto: Fotos: Ana Amaral /DN/D.A Press
Sem precisar de empréstimos bancários ou outras espécies de subsídios, a rede Santa Fé cresceu com as próprias pernas, como garante o proprietário, e hoje conta com 39 lojas distribuídas em locais estratégicos das cidades por onde atua, que são Natal, Parnamirim, Mossoró, São Paulo do Potengi e Ceará-Mirim.
Trabalhando no ramo farmacêutico desde 1993, Rubens Guilherme tinha uma rede de drogarias com outro empresário e, em 1998, dividiu a administração da marca junto ao antigo sócio. Mas diferenças na condução da empresa, como preços diferentes praticados por cada uma dos sócios, fizeram com que o empresário desse origem a uma nova empresa. "Ele nem queria comprar minha parte, nem queria vender a parte dele. Tive que começar tudo praticamentedo zero. Peguei as seis farmácias que tinha em meu nome e, em 2000, dei início à Santa Fé", relata Rubens. O concurso para o anjinho da Santa Fé ajudou a divulgar a marca: na primeira seleção houve mais de três mil crianças inscritas; no segundo, foram mais de cinco mil crianças de todo o Brasil.
Contando atualmente com quase 500 funcionários - entre estoquistas, vendedores, farmacêuticos e gerentes -, o empresário se preocupa em oferecer treinamento constante ao seu pessoal. "Um dos nossos focos é os funcionários. Eles estão sempre participando de capacitações, palestras, além de centenas de vídeos motivacionais que sempre passamos para eles no nosso auditório. Além disso, nós sempre buscamos recompensar nossas equipes pelo desempenho. É comum oferecermos prêmios e este ano será um carro", anuncia Rubens Guilherme. "O lema do nosso trabalho é justamente que o maior tesouro da empresa são as pessoas, por isso nós estimulamos o trabalho em equipe e recompensa da inovação, onde todos têm direito de opinar, sendo considerados sócios dos projetos desenvolvidos. As pessoas trabalham aqui motivados, trabalham com o coração", explica.
Para atender a todos os bairros das cidades onde a rede Santa Fé está presente, existem 110 motoqueiros, que fazem entregas em domicílio 24 horas por dia. "É preciso ter agilidade nas entregas, porque, de certo modo, tratamos da saúde das pessoas", destaca o empresário.
Marca fortalecida com ações sociais e de marketing
Quanto à área de responsabilidade social, a Santa Fé faz doações mensais a instituições de combate à fome e ao câncer, além de ter sido a maior arrecadadora de livros do Rio Grande do Norte na campanha "Livro Amigo", promovida pela Editora Abril. "Nessa ocasião, nós arrecadamos mais de 80 mil livros e a partir daí conseguimos criar 13 bibliotecas que atendem à comunidades carentes de Natal e Parnamirim. Atuamos também em parceria com os conselhos comunitários, sempre dando palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e outros assuntos", destaca.
Com diversas ações de marketing, nas quais sempre há um anjinho como mascote e garoto-propaganda, a Santa Fé mantém o canal aberto com os clientes acompanhando como está sendo feita a entrega de seus produtos ou serviços, considerando ser de fundamental importância para um bom relacionamento e, sem dúvida, um facilitador para um próximo negócio. "Essas são as ações que sempre realizamos: atendimento de qualidade, localização estratégica das lojas, equipe de funcionários, administração e exposição de mídia", diz o empresário Rubens Guilherme Dantas.
Para fidelizar a marca, através de atitudes inovadoras, o empresário distribui ainda diversos brindes como lixas de unha, ímas de geladeira e porta-moedas. "Mando confeccionar mais de 500 mil brindes por ano. Isso é bom porque o nosso contato está sempre por perto dos nossos clientes", observa Rubens Guilherme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário